O AI – 5 digital do Sen. Azeredo

              Ao mesmo tempo que investiga as pastas de compartilhamento de músicas, filmes e Warcraft em sua rede local (veja o post anterior), o poder legislativo nacional tramita um projeto de lei que ficou conhecido como AI – 5 digital, graças ao seu conteúdo fortemente autoritário. Manifestações contra o projeto já foram organizadas em várias cidades, como São Paulo e Belo Horizonte.

tucanos contra o download

 Se aprovado, o projeto criminalizará práticas comuns hoje na internet, e tornará outras suspeitas, como as redes P2P (soulseek, limewire, etc). O próprio apelido do projeto de lei é uma referência às inúmeras cláusulas autoritárias e restritivas contidas nele.   

         Entre outras coisas, o projeto prevê o aumento das penas para os “criminosos” virtuais. Segundo o novo projeto, os computadores domésticos perderão grande parte de sua confidencialidade, e os provedores serão obrigados à manter registros de todas as operações feitas num período de três anos, facilitando assim a identificação de todos que usam a rede. Tendo como pretexto o combate à pedofilia e outros crimes virtuais, a lei do senador tucano Azeredo facilitará o controle e a censura na rede.

2 Respostas to “O AI – 5 digital do Sen. Azeredo”

  1. Maurício Says:

    Esse senador é um fascista. E esse senado é pura hipocrisia. A internet é o maior símbolo da liberdade neste século XXI. Não há nada mais legal do que baixar um filme raro com legenda exclusiva feita por um internauta. Compartilhar sempre foi algo bom.

    Roubo é o que fazem esses senadores.

  2. […] aqui. Nós do BlogDoBatman já falamos sobre esse famigerado projeto num post anterior. https://blogdobatman.wordpress.com/2009/06/14/o-ai-5-digital-do-sen-azeredo/ Nós acreditamos na internet como um espaço formidável para uma globalização justa e […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: