Twitter e a paranormalidade

                 Um sacerdote da ciência finalmente se revoltou contra inutilidade das redes sociais e resolveu usar o twitter de uma forma produtiva: num estudo sobre paranormalidade. O psicólogo da universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, organizou uma série de testes para testar as capacidades divinatórias de supostos paranormais.

O teste era bem simples e consistia no seguinte: o cientista ia para um ponto da cidade e publicava uma atualização no twitter com quatro opções de lugares e fotos dos mesmos. Pedia então que os cartomantes escolhessem uma das opções de acordo com suas intuições parapsicológicas. Uma dessas atualizações pode ser vista abaixo:

survey surreal no twitter

survey surreal no twitter

Como era de se esperar, o desempenho dos supostos paranormais foi praticamente igual ao do grupo de controle (formado por pessoas que se diziam normais) na hora de adivinhar. Os acertos de ambos os grupos ficaram dentro da normalidade estatística, com a diferença de que entre os paranormais houve uma tendência maior à acreditar que o pesquisador estava em um cemitério. 

Quando a localização verdadeira era fornecida, os paranormais se destacavam: a maioria acreditava sentir ou precebecer uma forte correlação entre suas percepções e a realidade. Ao fim do estudo, o pesquisador se disse surpreso com a disposição das pessoas em participar num estudo via Twitter.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: