Pintura profana desgrada fiéis na 308 sul

           Exaltando mais uma vez o lado medieval e obscurantista de Brasília, os fiéis da Igrejinha da 308 reavivam uma antiga polêmica. Nos anos 60, painéis modernistas do italiano Alfredo Volpi foram pintados de branco no mesmo local.  Agora, os cristãos tentam impedir o IPHAN e o artista Francisco Galeno de recolorir as paredes da Igrejinha com temas modernistas.

– painel de Volpi preservado no Itamaraty 

A maioria dos frequentadores do local considera as imagens, que envolvem por exemplo uma Nossa Senhora de Fátima sem rosto, como uma afronta às tradições católicas. As donas de casa da quadra não se contentaram em protestar contra o artista: promoveram abaixo-assinados que foram levado ao Ministério Público Federal, fazendo com que a pintura dos painéis fosse interrompido.

A pendenga foi parar no plano institucional agora que o IPHAN ordenou que a pintura dos afrescos  fosse retomada. Por enquanto, O MPF não se manifestou sobre a decisão, mas os abaixo-assinados das donas de casa medievais continuam crescendo.

Esta é Brasília: Uma cidade onde o contraste entre o céu azul e a grama seca só não é maior que o que existe entre o modernismo de suas construções e a mentalidade feudal e atrasada de alguns de seus moradores.

3 Respostas to “Pintura profana desgrada fiéis na 308 sul”

  1. Olá André,
    Fiquei surpresa quando vi esta notícia num jornal. Não imaginava que as
    pessoas pudessem ser tão retrógradas aí em BSB, uma cidade tão diferente e moderna. Espero que a pintura atual permaneça na capela.
    bjs.

  2. lfilipe Says:

    é impressionante como as pessoas conseguem ser tão atrasadas e ignorantes, se apegando a idéias que não possuem um pingo de racionalidade, além de que, como se os afrescos em questão fossem realmente ameaçar a fé de alguém..

  3. blogdobatman Says:

    sim. à despeito de ser considerada a quadra modelo de brasília, a 308 é famosa entre outras coisas por seus bandos de skinheads neonazistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: