Eleitores no México escolhem ídolos para o governo.

Diferentemente do que temos no Brasil, em outros lugares o sistema eleitoral é um pouco mais divertido do que levantar cedo no findi e ficar sem beber para teclar uns botõezinhos. Lá, além de ainda usarem o famigerado papelzinho (conhecido como cédula eleitoral), nossos hermanos tem a opção de preencher um espaço em branco na cédula com o nome de um candidato livre, isso é, alguém que não seja candidato às eleições e que mesmo assim você deseje mostrar sua preferência.

Mexicanos marotos na eleição - o semblante deles já mostra a alegria de votar

Mexicanos marotos na eleição - o semblante deles já mostra a alegria de votar

O único problema é que essa atitude de se votar em um candidato livre anula automaticamente o voto (o Instituto Federal Eleitoral Mexicano afirma que 1.839.971 votos foram anulados nessas últimas eleições), apesar de dar maior visibilidade aos ídolos da nação e quem nossos companheiros latinos gostariam de ver no poder. Além disso, todos os representantes do alto escalão do IFE são a favor de tal espaço, que se diferencia simplesmente do voto nulo, dando visibilidade à possíveis representantes da nação e servindo de protesto contra os partidos políticos.

Agora, como todos devem estar curiosos para saber, os candidatos livres mais votados foram os seguintes, apresentados de maneira decrescente:

4: Esperanza Marchita

Esperanza Marchita foi uma candidata virtual lançada em campanha da oposição intelectual mexicana contra à burocracia e os partidos que tiravam do povo sua liberdade, por isso até seu nome, remetendo à esperança de um futuro melhor. Leia mais em http://www.esperanzamarchita.com/

3: Jimmy Neutron

Jimmy Neutron, o menino gênio, aparentemente parece ser uma das melhores alternativas à candidatos semi-analfabetos e políticos incultos. Além de sua gigantesca inteligência, o garoto é extremamente criativo e poderia ajudar o desenvolvimento do país.

Em terceira colocação, o menino gênio

Em terceira colocação, o menino gênio

2: Batman

Sim, o defensor de Gotham City parece ser uma outra alternativa. Seu estilo frio e rígido pode ser muito bem válido se utilizado num país onde a malemolência e a siesta (a qual, segundo alguns militantes, seria até abolida por ele) predominam.

O Homem-Morcego e seu fiel assessor

O Homem-Morcego e seu fiel assessor

1: Michael Jackson

E, em primeiro colocado (aproveitando todo o frisson do momento), claro que foi Michael Jackson. Os rumores de que ele ainda está vivo e que havia fugido pro México se encontrar com Elvis parecem se confirmar. Os fãs pedem, o povo clama por um governante sério.

Até as crianças fazem campanha por Michael

Até as crianças fazem campanha por Michael

2 Respostas to “Eleitores no México escolhem ídolos para o governo.”

  1. Acho muito mais justo do que as nossas eleições ‘maravilhosas’.

    • blogdobatman Says:

      de forma nenhuma nós desvalorizamos as prerrogativas eleitorais dos mexicanos. nem nos deixamos iludir por nossa democracia liberal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: