Igreja Católica apóia o golpe em Honduras

A alta hierarquia da Igreja chatólica Católica em Honduras manifestou seu apoio ao golpe militar desferido contra o governo daquele país. A declaração veio por meio de uma nota da Conferência Episcopal de Honduras, emitida logo após o golpe do dia 28. Nela, os religiosos hondurenhos declaram apoio aos militares e condenam o presidente eleito Manuel Zelaya por “traição à pátria, abuso de autoridade e usurpação de funções”. A declaração do clero hondurenho gerou desconforto até na cúria romana, que mais uma vez à público veio resmungar suas ladainhas vazias sobre conciliação, tolerância, etc.

gorila sorri diante dos manifestantes

Gorila sorri diante dos manifestantes

Os religiosos que defendem o golpe se dizem preocupados com uma suposta influência de Chavez sobre o governo de Zelaya, que estaria seguindo os passos do líder venezuelano ao convocar o plebiscito que serviu de estopim para o golpe. Tais declarações soam cínicas quando lembramos que Zelaya pertencia à uma tradicional família oligárquica e foi eleito pelo Partido Liberal, mesmo tendo aderido à entidade encabeçada por Chàvez, a ALBA. Filho de peixe, peixinho é.

À nós, do Blog Do Batman, tal atitude da Igreja não causa nenhuma surpresa. Basta lembrar que praticamente todas as repugnantes ditaduras de direita que ocorreram na América Latina no século XX tiveram a bênção dos setores tradicionais da Igreja Católica.

A atitude da alta hierarquia católica felizmente não foi unânime na Igreja. Alguns setores mais progressistas e abertos aos clamores populares repudiaram o golpe. A Rádio Progresso, que era mantida no país por padres jesuítas e que se opunha ao golpe, foi invadida por cerca de 25 soldados do regime golpista e teve de interromper sua programação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: