Vá de bike

A bicicleta que fez sua felicidade na infância pode ser mais útil do que você imagina. Especialistas em transporte urbano do mundo inteiro apontam as magrelas como uma das melhores alternativas para o problema da mobilidade nas cidades, e não é difícil entender o porquê. Bikes são baratas, versáteis, fáceis de usar e não poluem. Tanto é assim que já existem diversas iniciativas para apoiar o uso delas no transporte, tanto por parte de grupos autônomos como do governo. No último grupo podemos incluir o programa Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades, que infelizmente não tem sido muito efetivo em seus objetivos.

No Brasil o uso de bicicletas ainda é restrito, se comparado à situação em outros países. O país onde mais se utilizam bicicletas para transporte é o Japão, seguido pelos Países Baixos, EUA, França e Suíça. No Brasil entretanto ainda impera o preconceito com relação às bikes como meio de transporte, que são vistas (principalmente pela classe média) como “coisa de pedreiro”. O brasileiro paga caro por essa visão distorcida, seja preso em engarrafamentos, seja na hora de encher o tanque.

Mesmo dentro desse quadro pouco favorável, a situação em Brasília consegue ser ainda pior. O uso de bicicletas é dificultado pela quase inexistência das ciclovias e por uma cultura de desrespeito ao ciclista, por parte dos motoristas. Segundo estatísticas do DETRAN-DF, cerca de 10% de todas as mortes no trânsito registradas envolvem ciclistas, e sabemos que muitas outras sequer entram nas estatísticas. Projetada nos anos 60, Brasília foi construída para os automóveis da nascente indústria automobilística nacional. Agora, porém, esse paradigma antigo começa a trazer problemas para a cidade, que tem a maior frota proporcional de veículos do país, com cerca de um milhão de carros entupindo nossas ruas.

No DF, uma das principais iniciativas pró-bike é a BICICLETADA-DF. O grupo se reúne toda última sexta feira do mês no museu da república (a bolha do niemeyer)  para um passeio-protesto noturno. http://bicicletadadf.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: