Culto à carga

O contato com a sociedade industrial pode ser bastante problemático em vários aspectos. Mas apesar de todas as doenças, loucuras e perversões do homem ocidental, talvez um dos efeitos mais interessantes diga respeito à religiosidade dos nativos que passam por essa experiência. Os cultos à carga podem ser observados em vários lugares do mundo onde povos “selvagens” tiveram contato com deslocamentos de grupos de industrializados. Os nativos, ao verem os militares receberem ajuda por meio de aviões, interpretam os caixotes de carga como presentes divinos, e criam cultos em torno desses presentes. Para serem favorecidos pelos deuses, os nativos imitam toscamente o modo de se vestir e de agir dos soldados. Cultos como esse são freqüentes em ilhas na Oceania, especificamente na Melanésia e na Nova Guiné.

nativos constróem "torres" para agradar os deuses da carga

nativos constróem "torres" para agradar os deuses da carga

Na ilha de Tanna, por exemplo, existe o culto à um deus chamado John Frum, ou Jon Frum. Trata-se provavelmente de algum viajante (John from america) que conquistou a simpatia dos nativos com presentes do “mundo moderno”. A volta de John Frum é esperada por cerca de 30.000 pessoas, e é acompanhada por uma espécie de culto aos símbolos do exércitro americano. Os nativos promovem desfiles com uniformes militares antigos, bandeiras americanas tremulando e pedaços de pau imitando fuzis.

culto à carga

Por mais que as práticas dos melanésios nos pareçam estranhas ou mesmo estúpidas, o BlogDoBatman considera que elas na verdade se assemelham bastante às práticas religiosas de vários outros grupos, inclusive dentro da nossa própria sociedade. Pelo menos os fiéis de John Frum não pagam dízimo à padres ou pastores corruptos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: